Cams.

Camila C. Crosgnac Fracalossi, sagitário, 17 de dezembro de 1990. Médica veterinária, escritora, servidora pública e casada com o Rodrigo. Mãe do Kovu, da Lassie e do Bóris.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tumblr + Last.FM

Vim falar de dois serviços que eu adoro e não vivo mais sem: o Tumblr e o Last.FM.

TUMBLR _ LOGO

O meu é: www.caaams.tumblr.com (tenho mais dois também, que não uso com freqüência atualmente).

Serve para: blogar de uma forma mais abrangente e resumida, ao mesmo tempo.

Recursos: formatação básica de textos, simplicidade, vínculo com Twitter, postagem por e-mail / sms / número de telefone, escolha de postagem específica para texto / foto / citação / link / conversa / áudio (em MP3) / vídeo, endereço simples (www.seunome.tumblr.com), seguir outros usuários (e ser seguido), vários blogs, várias postagens por dia (sendo limitada a postagem de áudio e vídeo a uma de cada por dia).

Descobri o Tumblr por uma amiga, quando recebi no Twitter a notificação da postagem dela. Tenho uma mania de me cadastrar em todo serviço novo que descubro (quando é grátis HAHA) e ir aprendendo a mexer. Geralmente eu deixo as contas jogadas por muito tempo até retomá-las ou não, mas com o Tumblr foi paixão à primeira vista e eu quase troquei o Twitter por ele (mas sou fraca de carne HUASHUAS).

O Tumblr é assim: ele mostra as últimas postagens suas e de quem você segue. Em cima delas, na primeira página (com os conteúdos mais novos), mostra a barra de postagem. TUMBLR _ BARRA Antes de postar, o usuário faz a escolha do conteúdo da postagem. Todos os conteúdos têm direito a legenda e postagem de texto. Esse modelo é através da web, mas o Tumblr conta com outros serviços:

  • E-mail exclusivo para postagem via celular;
  • Postagem instantânea através de AOL Instant Messenger (não muito viável para a maioria dos brasileiros HAHA não somos acostumados ao AOL);
  • Incorporação do Tumblr a outros sites através de código HTML;
  • Botão na barra de ferramentas do programa de Internet para postagem direta de qualquer site (em Javascript, que nem o do Polyvore, pra quem conhece);
  • Aplicativo especial para iPhone;
  • Aplicativo especial para usuários do Mac;
  • Número de telefone para postagem em áudio de qualquer lugar (nunca testei por falta de créditos HAHA).

TUMBLR _ REBLOG FAVORITE O Tumblr também permite que você favorite os posts, através do ícone de coração. Você ainda pode reblogar os textos – o equivalente ao RT do Twitter – e escrever comentários, que são os notes.

Pra mim, o Tumblr é tipo um Moleskine online – só que você divide com várias outras pessoas.

 

O meu é: www.lastfm.com/user/caaams.

Serve para: mostrar para o mundo o que você ouve, além de filtrar indicações diversas com base nos seus interesses.

Recursos: recomendação de faixas, downloads grátis de algumas músicas, informações sobre os artistas, interação com outros fãs, comparação de gosto musical, mensagens (tipo scrap), e-mails, indicação de vídeos, indicação de artistas parecidos, indicação de eventos próximos à sua localidade, blog, rádio personalizada, tabelas com o feedback por semana / mês / 3 meses / 6 meses / 12 meses organizadas por faixa / artista para postagem em outros sites através de html, vínculo com Blip etc.

O Last.FM conta com dois modos de utilização: o primeiro é um programinha próprio (que eu nunca usei) que resume o seu Last.FM sem que você precise abri-lo através da web. Também tem a versão desse pros iPods da vida (iPods da Mac, mas eu ainda vou testar no meu MP7 celular pseudoVaio). Já o segundo (que eu acho mais prático, menos carregado e tal) é o plugin para Windows Media Player ou Winamp, que é fácil de instalar e não ocupa espaço nenhum. Tem ainda aplicativos para Skype e especiais para iPhone e Android.

Interação é uma palavra qLASTFM _ AMIGOS OUVINDOue descreve muito bem o Last.FM, já que você facilmente encontra pessoas com os seus gostos, bem como coisas novas. Além disso, você sabe o que seus amigos estão ouvindo no momento ou a última coisa que eles ouviram na barra desse conteúdo, como se fosse um Twitter musical.

Você também pode criar sua própria rádio (ou mais de uma), de acordo com suas preferências. Cá entre nós, eu não separo música por categoria nas minhas rádios: tenho uma mais antiga e essa nova, que já tava meio velhinha HAHA nelas, coloco as músicas que mais me descrevem na época que estou vivendo.LASTFM _ RADIO A primeira coisa que aparece, logo que você faz o login, são as suas estatísticas – o perfil. Aparecem seus dados, sua rádio e as últimas faixas executadas. Mais pra baixo, tem ainda os dados da sua biblioteca – quantidade de artistas e os 8 mais escutados –, principais artistas (nos últimos 7 dias, nos últimos 3 meses, nos últimos 6 meses, nos últimos 12 meses ou em geral), principais faixas (mesma história HAHA) e a caixa de mensagens rápidas – estilo tag ou scrapbook.

LASTFM _ ULTIMAS FAIXAS

Você ainda pode optar por sua página inicial, onde o Last.FM te diz quais foram as últimas faixas adicionadas à sua biblioteca e recomenda novos artistas, eventos próximos à sua localidade, vídeos e downloads gratuitos disponibilizados exclusivamente no site.

Em resumo, o Last.FM funciona como um MySpace inteligente. A única coisa é que o MySpace ainda é mais popular e os artistas geralmente têm suas páginas próprias oficiais no servidor.

Espero que tenham gostado. Fiz o melhor possível pra apresentar esses dois pra vocês, porque eu gosto muito deles HAHA então, pra ninguém começar perdidinho (que nem eu comecei em cada um), tá aí uma ajuda!

Beijão, pessoas :D e boa noite porque eu tô morrendo de cansaço – principalmente depois de me matar pra conseguir fazer um calendário bonitinho igual ao de todo mundo HAHA! Sonho de consumo cibernético realizado, mesmo levando pau do HTML.

12 comentários:

Schmitt disse...

Não vivo mais sem Last.fm!
Uma pena que aqui no Brasil as rádios sejam pagas, enquanto nos EUA (pra variar) é de graça.
OBS: estou na screen do last.fm ali! xP

Sempre quis saber pra que servia esse Tumblr, um monte de gente vive falando. Agora eu entendi. Bem explicado!

Belo post! :)

Fêh disse...

Eu não consigo me entender o o Last.fm! D:
E o Tumbrl ainda não usei, vou testar qualquer dia desses ^^

Beijos ;***

Pedruh disse...

Gostava do Last.fm qdo ele era de graça. ;/
Enfim, o tumbrl nao usei! :D
Bjao!!

Ká Lopes disse...

Eu não consigo me entender com o Last.fm! D: [2]

A cada dia, surge mais e amis coisas na internet! Daqui a pouco, vou me esquecer das senhas de todos os meios de comunicação virtual em que eu estou cadastrada haha
beijoos!

ichigo disse...

pff, não manjo dessas coisas D:

ah! comprei uma camiseta igual a sua xDD "I ♥ morango"

e já postei o meme ^^

;**

Fernando Costa disse...

Assim que os caras do Last.fm anunciaram que iriam passar a cobrar pelo serviço, logo vários sites na Internet saíram apontando alternativas. Uma delas era o Cotonete, que eu conheci justo por sugestão desses sistes. Desde então, não tem passado um dia sem que eu vá lá dar uma checkada. E há uns tempos, fiquei muito bem impressionado pela mudança de visual que os caras fizeram. A navegação está muito mais facilitada, a oferta continua bem forte com centenas de rádios de todo o gênero e subgênero de música e há até novos features que aprofundam a idéia de comunidade. Fiquei ainda mais fã! Vai dar uma olhada: http://cotonete.clix.pt/

Raquel disse...

O Tumblr parece ser interessante rs, vou me cadastrar depois. Gostava do Lastfm mas acabei perdendo a senha e esquecendo de recuperar.
Gostei muito daqui, bj :)

Déh disse...

Ahh! que legal!Eu gostei do da musica! mostrar para o mundo o que estou ouvindo! ahh *-*
bom, obrigada por comentar no meu blog!
estou te seguindo no twitter!/DehAngelini ta?
bejinhs!

Nana Cawaii disse...

Esse lastfm eu já entrei no site, mas não fiz cadastro ali, por pura preguiça mesmo!
E ao tumblr, não conhecia! Interessante!

Beijos!

Deni Maciel disse...

eu uso e curto o last fm..
gostei tbm do nome do blog
hahaha loserville é bom.
o//
o outro gadget..poderia chamar assim?
esse nem conhecia...
mto bom seu blog
primeira vez aki
espero vir mais vezes
e está expressamente convidad a
ir conhecer o:
www.bocadekabide.blogspot.com

abraços
ótimo fds
e não sou jason nem o chucky mas voltarei =]

Déh disse...

Ah! Obrigada por me seguir no twitter.. eu naum sei.. mas me avisa se eu to te seguindo também ta?.. vai que eu esqueço!
Bom! Obrigada pelo comentário!
Bejoo!

Mylla Cris, Prazer. disse...

Oi Caaam!

Então menine... Eu nunca usei Lastfm. Mas, muitas de minhas amigas blogueiras usam. As veze eu sou muito sucetivel a novas tecnologias, outras eu não tenho muita paciencia...

Agora, sobre o Tumblr eu tenho medo de fazer e deixar largado como a maioria das coisas que tenho na net ficam...

Sabe como é... crio tudo, atualizo nada.

;*

Postar um comentário