Cams.

Adotado no Evelyn's Place.com Camila C. Crosgnac Fracalossi, sagitário, 17 de dezembro de 1990. Formada médica veterinária pela UNESP Botucatu, namora o João (Fev/10) e é paraense de coração.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Review: novo álbum do Busted - Night Driver

Atenção: essa review é uma impressão de fã. Nada técnico, nada científico. Have some fun, folks! ;D


Quase todo mundo que me conhece sabe que a minha banda favorita é o Busted, há um booom tempo. Mas quase ninguém conhece, hahaha.
O Busted se formou na Inglaterra em 2000, composto de James Bourne, Matt Willis e Charlie Simpson. A banda fez um sucesso imenso e lançou dois álbuns, Busted (2002) e A Present To Everyone (2003). A conhecida música Year 3000, que se tornou sucesso na voz dos Jonas Brothers com trechos ridiculamente cortados ou substituídos foi um de seus maiores sucessos. Em 2005, porém, o Busted acabou devido à saída de Charlie, que pretendia se dedicar exclusivamente à sua banda flopada, o Fightstar.
Em 2013, Matt e James fizeram parte do genial McBusted (cujo álbum é um dos meus favoritos no universo ♥), e em novembro de 2015 finalmente revelaram que O BUSTED ESTAVA DE VOLTA com um vídeo muito emocionante no Facebook oficial da banda.
Em maio desse ano, eles enfim lançaram sua primeira música em 12 anos, Coming Home, disponibilizando download grátis da mesma, e um ano depois do anúncio do comeback, lançaram o álbum Night Driver.

Com a liberação de algumas músicas no canal da banda no Youtube, minha ansiedade mal agüentava pelo novo álbum, em especial depois da regravação da minha música favorita, Meet You There. Quando o álbum saiu, eu tava LOUCA pra ouvir, mas eu queria o MEU álbum, hahaha. Foi aí que eu ganhei de presente de aniversário adiantado do melhor namorado de todas as galáxias!




Busted - Night Driver
Lançamento: 11/11/2016
Compre aqui / ouça aqui.


01. Coming Home (vídeo)

"Went past the Taj Mahal
It's so fucking beautiful
But I miss my family
There's nothing else to see
I'm coming home"

A primeira música nova do Busted. Quando saiu, eu ouvi até o final e soltei um "ahn?". Ouvi de novo, e a música me dá uma sensação gostosa de nostalgia. Totalmente diferente, e uma boa abertura pra essa nova fase: Busted is back to stay, bitches! Elegi como a minha música de formatura.

02. Night Driver

"When you're riding around in the dark
With nothing but you and the beat of your heart
Would you believe it?
You better believe it, Annie
You're a night driver"

A minha menos favorita, hahaha. O ritmo é bem anos 80, batidas fortes e dançantes. Cola na cabeça, hahaha. Impossível não dar uma reboladinha ou não querer tentar um moonwalk. A little bit of power pop.

03. On What You're On (vídeo)

"She has a kind heart
Kind of love, take the time
to come save my soul
I'm so over misbehaving"

Mais uma extremamente dançante. Já me peguei fazendo passinhos de robô e imitando o vídeo no meio da cozinha enquanto assava um bolo (!), haha. Aquele grudinho gostoso pra cantar na fila do banco ou na sala de espera do médico (minha companhia favorita da fisioterapia, juro! haha).

04. New York

"I'm a little bit tired
I'm a little hungover
I don't know how to spend the day
As the city gets brighter
In the morning I wonder
How I let you slip away"

Uma das músicas que mais representa o Busted de 2005, pra mim. Uma das minhas favoritas de cara, amor à primeira vista. Um pop-rock moderninho bem delicinha e nostálgico.

05. Thinking Of You

"She's on fire, like no one else could get me higher
I guess I'm just a fucking liar
No matter where I go 
No matter what I do
I keep thinking of you"

Me lembra um negócio meio bolha de sabão, meio "2001: Uma Odisséria no Espaço". Eu não sei explicar, só sei que me dá uma sensação bem gostosa, hahaha. 

06. Without It

"But if you don't give a damn about it
Tell me that you can't get your head around it
Maybe we'd both be better off, both be better off without it"

Sou apaixonada por essa música. Me lembra um pouco umas bandinhas desconhecidas de 2005, que que adorava. Nossa nova 3 AM, como muita gente bem disse ♥

07. One Of A Kind (vídeo)

"I don't know what to say I'm in an empty stare
I try to think of something
But there's nothing there
In my mind you're one of a kind
It feels like love at first sight"

Música que me fez voltar pra adolescência, de alguma forma. Aquele momento apaixonado da vida, em que dá vontade de se declarar numa cena clássica brega de filme da Sessão da Tarde (Heath Ledger much?). Mais uma oitentista e, cara... eu odeio a música dos anos 80, mas sou obrigada a dizer que pegaram só a polpa e fizeram um negócio sensacional!

08. I Will Break Your Heart

"While we're at the start, let's pretend
That we'll never be apart and I will break your heart in the end"

Mais uma que me dá uma sensação totalmente 2005, me lembrando Alkaline Trio (alguém algum dia na vida conheceu essa banda além de mim? lol). Saímos dos anos 80 diretamente para os belíssimos anos 90, a esse ponto do álbum. E sim, eu sempre me sinto num túnel do tempo quando ouço as músicas na ordem original.

09. Kids With Computers

"Find another day that breaks my heart
Nothing I can say is ever enough for you
When I look around think I see the future
It's just kids with computers"

GEEKS. BUSTED. NERDS. Mais alguém me identifiquei? Proud to be a kid with a computer ♥ e louca pra fazer uma camisa com isso, hahahaha.

10. Easy (vídeo

"No fun when you're the only one
Love drunk when the others sober
No moon when the day has gone
No sun when the night is over
And I wish it were
A little more easy"

MINHA FAVORITA DESDE O PRIMEIRO MOMENTO EM QUE A ESCUTEI. Sou apaixonada pelas músicas do James, e essa é a cara dele. Sem mais. Amor puro, Busted puro. Poderia facilmente ter feito parte de um dos álbuns antigos.

11. Out Of Our Minds

"It's clear that the weekend means nothing to me
We here but we don't know how
We go off forever, indefinitely
We don't know the difference now
Cause we're out of our minds
We spend most of our time"

Mais uma música de Sessão da Tarde, de filme musical da Disney. Música de ouvir cantando alto num carro conversível, na rua vazia enquanto o vento esparrama os cabelos. Poderia inclusive fazer um crossover com Flipside (The Click Five).

12. Those Days Are Gone (vídeo)

"Sooner or later when the winter comes
I will picture us together
In my mind forever I will be holding on
Oh those days are gone"

Apaixonei? Apaixonei. A nova Why, com um pouco de synth pop. Inclusive me empolguei tanto com a música que desencavei o violão e mesmo com três anos de ferrugem, tirei a melodia completa e gravei. Amor puro.


Impressão final: de cara, parece que o Busted mudou por completo. Mas um ouvido mais atento percebe que a aparente mudança não passa de um amadurecimento musical. Por outro lado, também é possível apreciar o novo estilo sem necessariamente curtir o antigo. A inegável qualidade vocal e instrumental da banda somada aos sintetizadores, luzes e elementos surpreende pela forma como se encaixam, como se sempre tivessem caminhado juntos. Por vezes, os instrumentos são substituídos por elementos tech, o que não foi o caso em Night Driver. O álbum parece conter algum tipo de droga, capaz de permanecer num repeat eterno sem enjoar o espectador. Me surpreendeu da melhor forma possível. E aos meus colegas de fã-clube anti-Charlie: ele até parece mais simpático! HAUAHAUHA.

Nota final: 5/5.

E vocês, o que acharam do álbum? (:

sexta-feira, 25 de março de 2016

Viagem: Soure/PA (Ilha do Marajó)

Desde pequena, minha mãe sempre sonhou em conhecer o Marajó. Essa vontade foi passada para mim, que desde pequena sempre fui apaixonada por animais - dentre eles, os búfalos. Quando cheguei à FMVZ Unesp Botucatu e descobri que tínhamos búfalos por lá - pelos quais eu passava todos os dias, para minha alegria -, a paixão só aumentou. E então, namorando um paraense e me apaixonando cada vez mais por esse estado maravilhoso, veio a idéia: conhecer, enfim, a Ilha do Marajó. Como me planejei para passar quatro meses por aqui, realizando parte do meu estágio obrigatório, decidi que aproveitaria essa grande oportunidade.

Nossa viagem começou na sexta feira, dia 18 de março de 2016. Fomos a Soure com a lancha rápida da empresa Expresso Tapajós, que sai do Terminal Hidroviário Porto Luís Rebelo Neto (Avenida Mal. Hermes, 901), na Estação das Docas, em Belém/PA. A saída é às 08h00min. As passagens podem ser compradas pela Internet, no setor de vendas online, e custam R$48,00 o trecho. A viagem dura aproximadamente 2 horas e é bastante estável, pra quem enjoa em viagens hidroviárias (mas não dispense o Dramin® ou o Plasil®, haha), sendo mais curta e tranqüila do que a viagem de barco.

Embarque para a lancha - Belém/PA.
 Lancha Expresso Tapajós (Belém - Soure/Salvaterra).
A lancha vai primeiro até Soure, onde desembarcamos num trapiche de madeira, e depois atravessa para o outro lado do Rio Paracauari, indo pra Salvaterra. Descemos em Soure por volta das 10h00min e a nossa pousada ficava logo à frente, atravessando apenas uma rua.
Trapiche - Soure/PA.
Pousada e Restaurante Ilha Bela - Centro - Soure/PA.
A Pousada e Restaurante Ilha Bela também serve refeições para aqueles que não estão hospedados por lá. Com um preço que varia de R$40 a R$60 por refeição (serve de 2 a 3 pessoas, dependendo do apetite), o lugar serve refeições de carne vermelha, frango e peixe, bem como porções, saladas e pratos individuais.
Logo que chegamos para a nossa primeira refeição em Soure, percebemos que comeríamos muito bem durante a nossa estadia. Escolhemos uma refeição de filé a Marajoara (filé de búfalo com queijo do Marajó, bem diferente da mozzarella de búfala que conhecemos no Sudeste - parece mais com aquele requeijão mineiro de corte e é bem gorduroso saboroso haha), acompanhada de arroz à grega, farofa, feijão e batatas fritas. Pagamos R$60,00 por um prato muito bem servido para dois gordinhos, haha.
Refeição: filé de búfalo a Marajoara (Pousada e Restaurante Ilha Bela).
Para quem tiver a intenção de ficar hospedado na Pousada e Restaurante Ilha Bela, recomendo verificar a disponibilidade e os preços no Booking.com. Usei para realizar a minha reserva e depois entrei em contato por telefone com os administradores da pousada, sr. Niel e dona Bianca. Eles pedem que façamos um depósito de 50% do valor para segurar a reserva, o que é plenamente justo - sendo que muitas pessoas cancelavam a reserva em cima da hora ou simplesmente não apareciam.
A pousada (na verdade, a cidade) só tem UM pequeno "problema", por assim dizer: nem todo lugar aceita cartão de crédito. A Pousada e Restaurante Ilha Bela aceita sob determinadas condições e adicionais, por isso verifique. Além disso, algumas vezes a indisponibilidade do sinal de Internet dificulta e impossibilita que alguns locais o façam, por isso tenha sempre dinheiro em mãos (eu levei todo o montante em dinheiro para não passar por constrangimentos do tipo).
Quarto de casal - Pousada e Restaurante Ilha Bela.
Aos hóspedes, é servido o café da manhã (incluso na reserva) das 07h00min às 09h00min. São servidos leite, café, suco de frutas, frutas, pão, manteiga (comum e de búfala), queijo do Marajó, presunto e bolo. Além disso, caso o hóspede deseje, eles servem a tapioquinha e o omelete feitos na hora, especialmente para você!
Café da mahã - Pousada e Restaurante Ilha Bela.
Em nosso primeiro dia em Soure, resolvemos passear nos arredores da pousada para conhecer, de fato, a cidade. Além disso, queríamos ir a um curtume conhecer e comprar os produtos em couro de búfalo. Descansamos um pouco depois do almoço, já que acordamos antes das 05h00min, e saímos por volta das 15h00min. Subimos pela Travessa 13 e logo na Segunda rua, encontrei búfalos pastando calmamente no meio de uma área de gramíneas.
Búfalos pastando no Centro de Soure/PA.
 Búfalos pastando no Centro de Soure/PA.
Seguimos adiante, onde encontramos a Paróquia Menino Deus (Terceira Rua, 1428 - Centro). Apesar de ser atéia, eu particularmente admiro muito a arquitetura das igrejas e sempre faço questão de conhecê-las e pedir uma graça pela minha mãe (como ela bem me ensinou). Respeito muito a fé alheia.
Paróquia Menino Deus - Centro - Soure/PA.
Paróquia Menino Deus - Centro - Soure/PA.
Paróquia Menino Deus - Centro - Soure/PA.
De lá, continuamos caminhando pelo Centro e demos de cara com um búfalo de carga na rua, o que é muito comum (mas eu achei o máximo!)...
Búfalo de carga no Centro de Soure/PA.

...e continuamos o nosso caminho, até chegarmos à pracinha e decidirmos pegar um táxi para irmos um pouco além do Centro. Nisso, conhecemos o sr. João, taxista gente boa e super solícito que nos levou até o Curtume Art'Couro Marajó (Rua Primeira, 450 - Bairro Novo) por um precinho bacana. Lá, comprei presentes para a minha família, em especial para minha mãe - uma sandália e uma bolsa de couro de búfalo. O curtume aceita cartão de crédito, o que facilita bastante - além dos preços, que são muito bons!
Curtume Art'Couro Marajó - Soure/PA.
O sr. João nos sugeriu passar em mais alguns lugares, como a M'BARAYO Cerâmica Marajoara (Travessa 20, entre Terceira e Quarta ruas) e a loja Pretinho do Bacabeiro. Não guardei o endereço da Pretinho do Bacabeiro, mas sendo bem sincera, não curtimos - apesar de ter comprado uma camiseta de búfalo, achei as coisas caras e o atendimento ruim.  Mas a M'BARAYO eu recomendo a visita! Fomos recepcionados pela esposa do ceramista e pesquisador Carlos Amaral, descendente dos Aruãs, povo indígena local. Ela nos conta e explica que eles seguem a tradição ceramista da forma mais fiel possível, usando tinta de pedra (as pedras são moídas e misturadas com água, dando cor à cerâmica), verniz de dente de porco e os desenhos são feitos com ferrão de arraia. Isso tudo nos é mostrado pessoalmente, e eu achei o máximo. Depois disso, a peça vai para o forno e está finalizada. Todas as peças existentes lá também nos são explicadas segundo o uso na tradição Aruã - peças de casal, de comemoração dos nascimentos etc. As peças têm uma beleza única e eu trouxe para mim um prato de parede da Tartaruga (que representa a prosperidade) e do Sapo (que representa a saúde).
Depois do passeio, voltamos finalmente à pousada, tomamos um banho e repetimos o mesmo do almoço no jantar - carimbamos o filé a Marajoara em nossos passaportes, hahaha. Deixamos combinado com o sr. João, o taxista, o passeio do dia seguinte - o mais recomendado de todos os que estiveram em Soure: a Praia do Pesqueiro, que fica a cerca de 13 km do Centro de Soure.
Acordamos cedo no dia seguinte, tomamos nosso café e nos aprontamos para a praia. O tempo estava levemente chuvoso, mas eu já havia lido (e percebido, no dia anterior) que a chuva passava por volta das 10h00min, quando o sol brilhava forte e vistoso no céu de Soure. E assim saímos da pousada pelas 09h00min e fomos com o sr. João até lá. Ele mesmo nos recomendou o Restaurante Recanto dos Guarás, da dona Mirian. Lá, fomos atendidos pelo Sidnei e muito bem recebidos. Tomamos uma água de côco enquanto o tempo melhorava e logo fomos dar um mergulho.
Restaurante Recanto dos Guarás - Praia do Pesqueiro.
Côco gelado.
Atenção: o Restaurante Recanto dos Guarás oferece wi-fi e aceita cartões de crédito. Todavia, esteja preparado para imprevistos e pergunte sempre - assim que chegamos lá, nos avisaram que o sinal estava fora do ar, portanto não poderiam aceitar cartões e nem oferecer a Internet grátis. O sinal do celular também não funciona lá, então caso precise chamar um táxi de volta ou algo do tipo, peça à dona Mirian para usar o telefone do local.
Depois do nosso banho, encontramos o Guerreiro, um búfalo. Pudemos montá-lo e passear nele (sonho da minha vida!) e tirar fotos.
Guerreiro, o búfalo.Passeio de búfalo.
Passeio de búfalo.
Durante esse passeio, conheci o Bife (nome dado por mim), um vira-latinha simpático e companheiro que nos acompanhou durante nossa caminhada pela extensão da praia.
Bife e eu.
Bife e eu.
Praia (deserta!) já explorada, era hora do nosso almoço. Foi a primeira refeição que variamos: pedimos um prato feito de filé de búfalo a Marajoara (acompanhado de salada, arroz, feijão, batata frita e farofa) e um prato de filhote (peixe tradicional da culinária amazônica, muito saboroso!) ao molho de camarão acompanhado de arroz branco. Bebemos também um delicioso suco de cupuaçu!
Almoço.
A praia deserta é um verdadeiro paraíso. A gente sente como se a praia fosse nossa. Além disso, acaba sendo um passeio bem romântico e tranqüilo.
Amor <3
Amor <3
Para aqueles (como eu) que nunca estiveram em uma praia de água doce, não é tão diferente das de água salgada: encontrei UMA conchinha para guardar de recordação e a água tem ondas. A maré mais forte é a da manhã, e deixa a areia com umas marcas lindas. O que tem de mais diferente é que a cor da água muda - no Marajó, ela é mais escura porque é salobra, mas é bem limpinha, ao contrário do que possa parecer aos desavisados.
Água salobra.
Marcas na areia.
Marcamos às 14h00min do sr. João nos buscar na praia, e de lá fomos conhecer mais uma cerâmica: Arte Mangue Marajó (Travessa 23, 1069 - Pacoval). O artesão, Ronaldo Guedes, foi super atencioso e tem peças maravilhosas! Senti um pouco menos de atenção do que recebemos no M'BARAYO, mas trouxe muitas peças - quadrinhos de cerâmica, miniaturas de peixe-boi e tartaruga e até mesmo uma xícara marajoara. Gostei muito do trabalho deles. Li pela Internet que eles ofereciam oficinas de cerâmica, então quem tiver interesse pode entrar previamente em contato para agendar, caso seja possível.
Voltamos à pousada e, dessa vez, decidimos por um jantar diferente. Eu tomei um tacacá em uma barraquinha lá pela beira do Rio Paracauari - paguei R$9,00 pela cuia grande. Para quem não conhece, tacacá é um caldo feito de tucupi e goma de tapioca temperados, acompanhando camarões inteiros e jambu, verdura amazônica conhecida por deixar a boca dormente. O tacacá é servido numa cuia e normalmente vem com um palitinho ou garfinho para espetar os camarões e o jambu e misturar a goma com o tucupi para serem bebidos. É servido quente e dá um calor... hahahahaha!
Tacacá.
Dali, fomos comer um lanche no Burrinho Lanches (Primeira Rua - Centro). Fomos bem atendidos e os lanches vieram bem gostosos, mas ficamos chateados com a falta do queijo do Marajó nos mesmos. E o preço é ótimo, vale a pena!
No domingo, em nossa despedida de Soure, fomos informados que a Polícia estaria montada em búfalos em frente ao Mercado Municipal, e lá fomos aguardar - mas esperamos e nada deles. Fiquei chateada, mas segui às minhas compras finais: na loja Conveniências da Fazenda (Terceira Rua com Travessa 14), comprei filé de búfalo (R$25,00/kg, mas vendem por peça - a minha custou R$27,00) e queijo do Marajó (R$22,00 a barra de 500 gramas) e em uma outra loja de laticínios, encontrei a minha paixão do fim de semana - manteiga de búfala! Paguei R$8,00 o pote. Ainda sobrou um tempo para subir no coreto e tirar foto, hahaha.
Coreto.
Voltamos para a pousada, descansamos e descemos para almoçar o nosso filé de búfalo a Marajoara de todos os dias, haha. Fizemos o check out, fechamos nossa conta e atravessamos a rua para aguardar a nossa lancha, que passaria primeiro em Salvaterra e, por volta das 14h30min, sairia de Soure com destino a Belém.
Até logo, Soure!
E no meio do domingo (20/03/2016), a nossa aventura marajoara chegou ao fim, com as boas vindas virando um "até logo" muito convidativo. Soure nos recebeu muito bem e foi uma das viagens mais marcantes e especiais que já fiz em minha vida. Espero voltar um dia e levar pessoas queridas que apreciarão muito esse passeio.

Contatos:

·         Ateliê Arte Mangue Marajó: (91) 98763-1738 / 98043-8903
·         Curtume Art'Couro Marajó: (91) 98156-6818 / 98870-3804
·         M'BARAYO Cerâmicas Marajoaras: (91) 98249-2534 / 98518-4149 / mbarayo@hotmail.com
·         Paróquia Menino Deus: (91) 3741-2214 / paroquiasoure@bol.com.br
·         Pousada e Restaurante Ilha Bela: (91) 3741-1313
·         Restaurante Recanto dos Guarás (Praia do Pesqueiro) - WhatsApp: (91) 99829-6706
·         Secretaria de Turismo de Soure: secretaria-turismo-soure@hotmail.com