Cams.

Camila C. Crosgnac Fracalossi, sagitário, 17 de dezembro de 1990. Médica veterinária, escritora, servidora pública e casada com o Rodrigo. Mãe do Kovu, da Lassie e do Bóris.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Harry Potter versus Crepúsculo

Tinha mil e uma coisas sobre as quais eu queria postar hoje, mas esse sem dúvida foi O assunto do dia. Eram aproximadamente onze horas da manhã quando eu e minha xará @MyllaCris começamos a discussão saudável de hoje e sempre. Discussões calorosas, eu diria HAHA. Mas (acho que) ela sabe que eu gosto dela, embora discordemos total das opiniões uma da outra! lol
A enquete, via Twitter, teve cerca de duas horas de duração e contou com a ajuda da Liih, da Leka e até mesmo do Just A Fan Site.
Participaram 47 pessoas, sendo 35 opiniões favoráveis a Harry Potter, 10 favoráveis a Crepúsculo e 2 opiniões não tão claras assim. A média de idade ficou entre 16,4 anos, sendo que oito opiniões sem as idades não foram contabilizadas na média. No entanto, a faixa de idade abordada na pesquisa foi de 11 a 26 anos, gerando uma faixa de abordagem de 15 anos de amplitude.

Algumas das opiniões selecionadas:

(Lembrando que coloquei a quantidade de melhores opiniões TOTALMENTE proporcional à quantidade de respostas recebidas! Nada tendencioso, galera.)

Crepúsculo wins...

@fallinginluv182 12, Crepúsculo. Livros. Nunca me interessei por harry potter, não gosto de bruxaria.

@Fernanda54 tenho 13 anos e prefiro muito mais CREPÚSCULO do que Harry PORCO, the twilight saga rocks *-*

Harry Potter wins...

@thesongwithin 18 anos. Qualquer coisa relacionada a HP, SEMPRE vai ter mais qualidade do que qualquer coisa relacionada a Twilight.

@livbrazil Olá! Então, prefiro Harry Potter, seja livros ou filmes. E ah! Tenho 24 anos (sou veeeeelha, eu sei! hahaha). Bj!

@CarolBellomo 17 anos. Harry Potter, tomando por base os livros E os filmes. (:

@ggabyr 14... Harry Potter [livros] é bem feito e mais desenvolvido.. crepusculo é sem história... sem contar q a JK escreve MUITO

@bibis_bu hp tem um enredo melhor, é bem escrito, e sempre foi minha serie preferida. crepusculo é agua com açucar demais.

@morgferreira 26,Harry Potter SEMPRE. Os livros e depois os filmes.Harry Potter faz parte de minha vida.Amo Twilight, mas nada supera HP

E a opinião do século vai para...

@devilishgrin 18 anos, HP sempresempresempre. Cresci lendo os livros e acho que não deveriam nem compará-los à Twilight.

@devilishgrin sei lá, há toda uma diferença. A mulher criou um mundo novo,um passado pra cada um, e do primeiro ao sétimo, porra

@devilishgrin não tem UM FURO na história dela. E as lições que o livro acrsecenta na nossa vida, não preciso nem falar. Agora, Twilight

@devilishgrin pode ser emocionante e tudo mais (não acho tanto assim), mas acho meio cheiradão. E não me acrescenta nada além de caretas

@devilishgrin quando ele tem que salvar e falar coisas romanticamente utópicas pra menina all the time, como se homens fizessem isso.

@devilishgrin ririr, disse tudo? Ah, mas é, cara, não tem o que comparar,chega a ser ridículo! HP ensina e entretém,Twilight só entretém

@devilishgrin e Às vezes de uma forma contrária, porque é tão romântico que chega a ser cafona.

@devilishgrin acho que a única coisa parecida entre os dois é o sucesso, só. HP humilha. É mais que uma história tola sobre "bruxinhos".

Ainda além dessas, temos as duas respostas diferentes:

@fesiqueira Twilight é romance,HP é luta,são coisas diferente,então não acho que HP sejá melhor que Twilight,apenas diferente.

@biahmartins Os filmes de Twilight são mais fiéis ao livro que os de HP (aparentemente). Mas isso não quer dizer que sejam melhores.

Esses foram os resultados obtidos por mim. Dividindo ainda a média de idade (que, afinal de contas, foi o que acalorou e gerou a discussão em si - dessa vez! HAUAHA), temos:

Harry Potter
Média de idade: 16,9 anos.
Faixa etária (amplitude): 15 anos (11-26).

Crepúsculo
Média de idade: 14,1 anos.
Faixa etária (amplitude): 5 anos (12-17).
Logo, prepotentemente (mas meio que baseada no método científico), concluo que a minha hipótese inicial de que Harry Potter agrada mais às diferentes gerações e faixas etárias.

Volto depois com os resultados da Mylla! (:

Beijinhos!

6 comentários:

marina disse...

HP sempre. Sou apaixonada por HP desde meus 5 anos, isso fazem 9 anos e com certeza HP é muito melhor, a gente cresce com eles, o livro ensina muita coisa enquanto Twilight é só uma leitura boa, porque eu gosto de crepusculo, mas HP é muito melhor, tanto em livros como em filmes.

Sylv disse...

HP WIN! /O/
Assim... sinceramente não sei como começou esse tipo de comparação. Talvez por que o Robert Pattinson atuou nos dois filmes, ou por que as duas autoras são MULHERES, não sei. Mas se a gente for parar pra pensar mesmo, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Eu li o primeiro capítulo de Twilight na internet, não gostei da forma como foi escrita a história. Não gosto muito quando a história é contada pelo próprio personagem, enfim.

E Harry Potter... bom, nem tenho palavras, apoio totalmente a @devilishgrin, é um mundo nov, cara, cheio de tramas, com um passado para cada personagem que torna a história tão íntima a ponto de você se achar dentro do livro e estar lá em Hogwarts também, mano!

PS: Shorei cashas d'água quando li RdM, pela história e por que foi o fim de tudo. Mas a gente sabe que pra quem é fã de verdade NUNCA VAI TER FIM! YEAHHH 8D

Izadora Pimenta disse...

a ana deitou na resposta. hahaha

. disse...

HARRY POTTER, PORRA.

Laura disse...

morrendo com os comentarios das pessoas de 12 anos. ai ai

hp ftw

Amanda Dragone disse...

Os livros de Harry Potter são mais bem escritos: R.J. é uma escritora muita mais criativa e competente. E por isso, Happy Potter sempre terá seu reconhecimento e morará em nossos coraçõeszinhos! rs

Porém, reconheço que agora estamos na era Crepúsculo, o qual também não tiro seu mérito, afinal... Quando eu escreveria um, livro que vendesse tanto? rs Sem falar que eu também gosto.

E apesar dos dois livros terem sido dirigidos principalmente ao público jovem, não deixam de ter focos completamente diferentes. Pergunte a maioria dos meninos e adultos... Eles vão preferir Harry Potter.

De certa forma (totalmente), Crepúsculo não chegaria onde chegou - apesar de ter vendido muuitos livros - se não fosse a presença de CERTOS atores no filme e todo o marketing em cima deles. Coisa que eu não vi acontecer tanto com Harry Potter justamente porque os atores eram crianças e o foco não era criar no espectador uma paixonite e desejo agudos de ter um namorado tão fofo.

Vou parando por aqui, porque essa discusão tem muito pano pra manga. xD

Bjs

Postar um comentário