Cams.

Camila C. Crosgnac Fracalossi, sagitário, 17 de dezembro de 1990. Médica veterinária, escritora, servidora pública e casada com o Rodrigo. Mãe do Kovu, da Lassie e do Bóris.

domingo, 31 de março de 2024

Lembranças de Páscoa

É bem possível que eu já tenha feito esse post em algum momento da minha vida, mas a Páscoa é um dos meus dias favoritos no ano. Ainda sou muito apegada com as lembranças que esse dia me traz.

Quando eu era criança, o domingo de Páscoa começava bem cedinho: acordávamos umas seis da manhã pra procurar os ovos escondidos pelo apartamento, com as cuidadosas pegadas feitas de farinha ou talco no chão de ardósia verde. Ao encontrarmos todos os ovos de Páscoa, que tinham ficado cuidadosamente escondidos no maleiro do guarda roupas embutido no quarto dos meus pais durante o último mês (pois eles garantiam logo os ovos que queríamos), íamos todos de pijama pra cama enorme deles e fazíamos um picnic de chocolate no café da manhã: todo mundo experimentava tudo. Depois de todos estarem satisfeitos, a gente ia se aprontar pra ir à missa.

Antes de ir pra igreja, nossa primeira parada era na casa da vó Cida: levávamos um ovo de presente pra ela, e ganhávamos os nossos - que o coelhinho sempre deixava no guarda roupas, na segunda porta de correr, aninhados nos cardiganzinhos dela. Às vezes a gente abria só pra pegar o brinquedo, mas geralmente não dava tempo e a gente deixava pra abrir depois.

Depois da missa, íamos pra casa da vó Darci. Lá tinha mais ovo e o almoço de Páscoa em família, com muita comida gostosa. Depois do almoço, era hora de abrir os novos chocolates e brincar com os primos. Ficávamos até um cafezinho no meio da tarde e depois partíamos de volta pro apartamento, onde eu e meu irmão descíamos pra brincar e conversar com nossas amigas do prédio até de noite. Que saudades!

Por muitos anos, até depois dos vinte, pedi pra que meus pais continuassem com as pegadinhas de coelho. Mesmo sem caça aos ovos, é nostálgico e eu faço questão de tê-las. Continuei fazendo pra mim mesma, morando sozinha. Fazia antes de dormir, ajeitava meus presentinhos de Páscoa e acordava com essa imagem, que me roubava um sorriso sincero de felicidade.

Em 2018, tive a minha primeira Páscoa sozinha. Me dei um ovo Ouro Branco e passei a Páscoa fazendo a primeira prova do mestrado, de Evolução (vide o card na foto, hahaha).

2018.

Em 2019, rolou Páscoa temática de Jurassic World!

2019.

Na Pandemia, não tive Páscoa. Estava também numa situação de trabalhar 14 horas por dia e não estava indo ao mercado. Teve barra de chocolate, mas zero animação nem pra Páscoa.

Em 2021, rolou Páscoa de novo com o meu ovo favorito da vida de novo, o Ouro Branco, e outros chocolatinhos que ganhei.
2021.

Em 2022, eu estava com os filhotinhos da Alfreda (gatinha da rua da minha casa em Ananindeua/PA), e o Bolota foi estrela da minha Páscoa, hehe. Foram os últimos dias deles em casa comigo, logo ele e o Dalmatinha foram adotados! Nessa época, eu estava solteira e ainda não conhecia o Rodrigo. Também estava meio convalescente, mas passei entre amigos com um peixe maravilhoso que a Juliana fez. Nesse ano, Kovuzinho ganhou uma cenoura de brinquedo com catnip.

2022.

Todo ano, quando eu penso em ovo de Páscoa, eu falo "ah... não precisa, né?". Mas ano passado (2022), chegou o sábado e eu acordei chorando porque "o coelhinho não ia vir", haha. Nem preciso dizer que o Rodrigo foi desesperado no mercado comprar ovo pra mim, e bombonzinhos e tudo. Foi a coisa mais fofa! Ele não ligava, mas viu que era algo que me fazia feliz. Foi a nossa primeira Páscoa juntos. Os cães e o gato ganharam biscoitinhos temáticos e ovos cozidos, amaram também!

2023.

Hoje, eu acordei com café na cama e um aviso de que eu teria que sair do quarto filmando, pois uma "criatura felpuda" havia invadido a casa! Também fui avisada de que as pegadas estavam bagunçadas pois ele havia sido perseguido pelo Kovu e pela Lassie hahahahaha. Ele acordou às quatro da manhã de um domingo pra me fazer uma caça aos ovos, que eu sorri do começo ao fim!

2024.

No Dia da Mulher, ele me deu um Kinder Ovo Natoons de Páscoa. Íamos encomendar um ovo de uma confeitaria que eu adoro, mas na correria da vida, acabou não dando tempo. Nessa última semana, olhei no iFood e achei um local que tinha ovos à pronta entrega. Escolhi o meu de Kinder Bueno e o dele de Oreo. Hoje, enfim, o coelhinho trouxe pra gente poder comer, hehehe... e de novo, os bichinhos ganharam ovos cozidos pra se deliciarem também.

Que as velhas memórias permaneçam e que novas se criem - amém!




1 comentários:

Rodrigo Oliveira disse...

É um prazer enorme , e me faz muito feliz poder fazer essa mulher sorrir assim. A alegria dela atrás dos ovos esse ano foi sem comparação. E eu tenho uma missão muito legal, que é te ajudar a alcançar tudo que você busca, Cams. Me orgulho demais de você, Minha princesa linda s2 Por muito mais momentos bons assim em nossas vidas, amém!

Postar um comentário